quinta-feira, 18 de julho de 2013

RAUL CORINGA

RAUL CORINGA

JOGADOR: Raul Coringa
NOME: Raul de Almeida
DATA DE NASCIMENTO: 
LOCAL: São Paulo-SP
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Médio-Esquerdo
PERÍODO: 1931 à 1933
JOGOS: 42 partidas
GOLS: 43 gols
ORIGEM: Divisão de Base do Clemense-SP
JOGO DE ESTREIA: Bahia 6 X 2 Ypiranga-BA em partida pelo Campeonato Baiano de 1931 realizada no dia 10/05/1931.
JOGO DE DESPEDIDA: Bahia 6 X 1 Seleção de Belmonte-BA em partida amistosa realizada no dia 08/02/1933.
CLUBES NA CARREIRA: Clemense-SP, América-MG, São Bento-SP, AAB-BA, Royal-BA, Bahia, Vitória-BA

TÍTULOS NO CLUBE

* Campeão Baiano de 1931
* Campeão do Torneio Início de 1932

OBSERVAÇÃO: Esse jogador amador foi um dos sócios fundadores do Esporte Clube Bahia. Jogador ágil e com bons chutes rasteiros, Raul era estudante de Agronomia na época em que atuava pelo Bahia.
 
Raul iniciou sua carreira jogando pelo Sport Club Clemense filiado a extinta Liga Amadora de Futebol de São Paulo. Em 1927 foi para Belo Horizonte-MG terminar o concurso de engenharia e lá ingressou no América Futebol Clube. Em 1928 retornou a São Paulo e ingressou no São Bento Futebol Clube, onde formou ala esquerda com 'De mori' do Fluminense.
 
Em 1929 chegava a Bahia onde ingressou na Associação Atlética da Bahia (AAB). Em 1930, com o fim do departamento de futebol da AAB, Raul passou a integrar o elenco do Sport Clube Royal de Salvador.
 
Em 1931 com a criação do Esquadrão de Aço, passou a fazer parte  do elenco do Tricolor Baiano, permanecendo como jogador do clube até meados de 1933, quando então foi envolvido num imbróglio com o Esporte Clube Vitória (para onde acabou se transferindo a revelia) que gerou muita confusão entre os dois clubes naquela época. Também 1931, representando o Bahia, o jogador Raul passou a fazer parte (pela primeira vez) do elenco da Seleção Baiana que disputou o Campeonato Brasileiro de seleções daquele ano.
 
Raul representando o Vitória, fez parte do elenco da Seleção Baiana da FBDT (Federação Baiana de Desportos Terrestres) que conquistou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1934, única conquista da Bahia nesta competição. 

FOTOS:

Campeões Baianos de 1931

Nenhum comentário:

Postar um comentário